segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESTE LIXO IMPLICA EM QUÊ?

Uma imagem, normal, óbvia em dias de eleição, um detalhe desimportante que passa despercebido no meio das emoções eleitorais. Mas, quando pensamos nela com atenção, é difícil não ficarmos chocados.


 Nossos políticos – supostamente as pessoas que zelam pelo patrimônio público – estão sistematicamente colaborando para as enchentes das grandes cidades, que trazem prejuízos bilionários para o mesmo estado que eles querem administrar. Que loucura?!
É. Mas de quem é a culpa?
Dos políticos?
Sem dúvida: tudo culpa daqueles picaretas hipócritas corruptos bandidos usurpadores do patrimônio público. Eles são más pessoas, e por isso o sistema eleitoral é tão ruim. Apontar o dedo para os culpados dá uma sensação boa, um alívio. Mas é imensamente simplista.
Pergunto a você: o seu candidato espalhou papeizinhos com o nome dele pelo chão?
Acredito que sim. Temos um sistema eleitoral que recompensa visibilidade. Nesse sistema, espalhar uma montanha de papeizinhos pelas ruas é incentivado: quanto mais papeizinhos você jogar no chão, mais gente vai ter a chance de ver o seu número e mais gente vai votar em você.
Políticos que não imprimem papeizinhos tendem a não ser notados e não se elegem. Temos portanto um sistema que premia quem colabora com as enchentes e pune quem pensa na cidade.
E você o que acha disso? Você acredita que podemos fazer algo?
Que tal começarmos hoje (antes do período das chuvas chuva)?!!

Fonte: Blog Denis Russo Burgierman - Sustentável é pouco

Um comentário:

  1. Poxa, Má!
    Este é um tema que me chamou muita atenção recentemente... Estava indo votar e as ruas estavam simplesmente tomadas de panfletos políticos, fora a boca de urna que por mais que seja probida, parece inesgotável.
    Realmente lamento e muito por essa situação.
    Felizmente a muito tempo aprendi que não devemos jogar lixo nas ruas. Antes, quando criança, achava que um papelzinho de bala não iria fazer diferença, mas com o tempo soube que o lixo era a principal causa das enchentes.
    E esses políticos eu não sei não viu... Esse foi mais um motivo para eu ter votado em Marina! Mas como vc diz, quem não faz propaganda não ganha campanhas....
    É um absurdo, mas acretido que o primeiro passo para mudar isso é esquecer o egoísmo e cada um fazer a sua parte.
    Um beijooooo!

    ResponderExcluir