terça-feira, 1 de março de 2011

PARFOR


O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Plataforma Freire) é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, no âmbito do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (PDE) que estabeleceu no país um novo regime de colaboração da União com os estados e municípios, respeitando a autonomia dos entes federados.
Prevê-se no PARFOR uma oferta superior a 400 mil vagas novas, envolvendo cerca de 150 instituições de educação superior - federais, estaduais, comunitárias e confessionais, nos 25 estados que aderiram à formação inicial, tendo os cursos iniciado no 2º. Semestre de 2009 e as demais entradas previstas em 2010 e 2011.O PARFORtrata-se de uma experiência inédita na história do país para melhoria da educação básica pública.
Por meio desta iniciativa, o docente sem formação adequada poderá se graduar nos cursos de 1ª Licenciatura, com carga horária de 2.800 horas mais 400 horas de estágio para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura, com carga horária de 800 a 1.200 horas para professores que atuam fora da área de formação, e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministradas no plano, com cursos gratuitos para professores em exercício das escolas públicas, nas modalidades presencial e a distância.
Dados do INEP sobre formação inicial de professores da educação básica no Brasil e na Bahia revelam que ainda existiam em 2006 58.458 professores, sem formação superior, atuando nas séries iniciais do ensino fundamental.  Situação ainda mais grave é a persistência de milhares de professores na mesma condição, atuando nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, mesmo após os 12 anos de implementação da LDB.
É neste contexto, que a a UFBA se integrou no programa de formação superior de professores e oferece os cursos de graduação – 1º Licenciatura – nas áreas de  Biologia,  Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química. Os cursos serão oferecidos nos  campi da UFBA, terão a duração de três anos, na modalidade modular, com aulas intensivas durante uma semana por mês.

Para mais informações acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor

Um comentário:

  1. Marci, você faz parte dessa turma e nós ficamos felizes por isso. Bj. Deja

    ResponderExcluir