quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Quantas línguas o Brasil tem???

Fora o português – o único idioma oficial – há aproximadamente 180 outras línguas no Brasil. E olha que esse número não considera as comunidades de imigrantes nem as pessoas que aprendem uma língua estrangeira. São só os idiomas indígenas, falados por cerca de 160 000 pessoas.
Mas, você sabia que tem uma outra língua falada no Brasil que não é entendida como língua???
Pois é, participando esta semana do II SIEPE - SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FACED/UFBA; assistir a um trabalho de uma Professora, do ensino superior, surda. E em seu trabalho ela defendia a possibilidade de professores surdos assumirem a sala de aula de instituições supeiores de ensino. E ela compartilhou com o público, que é errado denominá-los de surdo e mudo; pois eles se comunicam atráves da LIBRAS - Língua Brasileira de sinais.

As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário