terça-feira, 14 de setembro de 2010

A práxis pedagógica presente e futura e os conceitos de verdade e realidade frente às crises do conhecimento científico no século XX - Autora: BONILLA

"O papel do pedagogo é educar e educar supõe transformar e não há transformação pacífica. Ela é sempre conflituosa. É sempre ruptura com alguma coisa, com preconceitos, com hábitos, com comportamentos etc"
Moacir Gadotti

Identifiquei no texto a mensagem de que diante do papel que teremos na sociedade devemos romper com padrões já estabelecidos, devemos experimentar, inovar, por em prática nossa ação transformadora, nossa práxis pedagógica.
O texto traz a gradação histórica dos períodos e das transformações referentes ao conhecimento. Fala do tempo e da complexidade no seu entendimento, nos situando diante do cenário estabelecido pelo transcorrer do tempo.
Este cenário diz que a escola atual trabalha reproduzindo e transmitindo o modelo hegemônico, fechada à exterioridade. Fala que há um choque cultural entre o mundo escolar e o seu ambiente externo(stakeholders), o que é comprovado pelos altos índices de reprovação e evasão escolar. Esses índices nos mostram que estes mundos não se comunicam ou não objetivam os mesmos resultados.
Uma nova configuração do mundo escolar se desenha, pena que não seja percebida a tempo pelos professores que insistem em ficarem presos aos modelos já institucionalizados. Desse modo a escola tenta eliminar a complexidade e também a historicidade, criando apenas o que a sociedade requer de seus"homens".
Com uma sequência de programas já determinados e que são ministrados com uma ordem pré-estabelecida, sem variações ou outras possibilidades, nada se transforma tudo permance como desejado pela hegemonia de nossa sociedade do conhecimento.
Enquanto isso a comunidade escolar fica alienada, por um modelo social que não consegue abranger toda a complexidade do mundo real(atual). Agindo e pensando com base no pensamento alheio. Pois não dão atenção aos seus anseios, desejos, inquietações. Reproduzem o que lhe são ofertado apenas.
E se trantando de práxis pedagógica o texto nos diz que é preciso uma transformação na sala de aula. Para fazer com que a escola incorpore as vivências e a possibilidade de construir novos saberes dentro e em torno de seu ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário